top of page

Publicações

Produtos editoriais e acadêmicos do cRio

Livros
Capa_DesignResponsavel_FINAL.jpg

Políticas periféricas para um design responsável

Beatriz Russo e Lilyam Berlim (Orgs)

Resumo: Ao organizarmos este livro, entendemos que a responsabilidade socioambiental é central às atividades objetivas e subjetivas do design.

 

Número de páginas: 128

ISBN: 978-65-5546-000-1

Edição: Físico e digital

Ano: 2020

Editora: E-papers

CapaDesignEEconomiaCriativa.jpg

Design e economia criativa

Mirella De Menezes Migliari (Org.)

Resumo: Neste livro, pretende-se passear por diversos setores compreendidos pelo design, dos mais tradicionais, em que ainda se projetam produtos industrializados, aos mais recentes, a fim de enaltecer as pontes construídas pelo designer.

 

Número de páginas: 208

ISBN: 978-85-7650-606-5

Edição: Físico e digital

Ano: 2020

Editora: E-papers

Capa_PoesiaseContos.jpg

Poesias e contos

Bernadate Prado e Marco Beja (Org.)

 

Resumo: Este livro representa a coroação de um sonho, sonho de educadores que há muito almejavam um espaço em que se pudesse ajudar os estudantes a aperfeiçoar seus conhecimentos em língua portuguesa e desenvolver a criatividade.

Número de páginas: 72

ISBN: 978-65-5546-004-9

Edição: Físico e digital

Ano: 2020

Editora: E-papers

Capa_EoSambaSambou.jpg

E o samba, sambou? Retrospectiva do carnaval da última década

Ana Erthal, Eduardo Ariel de Souza Teixeira e Eliana de Lemos Formiga (Orgs)

Resumo: Este livro celebra essa parceria de pesquisa entre a ESPM e a Riotur apresentando os dados mais relevantes das pesquisas em seus respectivos anos e contando detalhes de narrativas nem sempre óbvias.

 

Número de páginas: 114

ISBN: 978-85-7650-590-7

Edição: Físico e digital

Ano: 2019

Editora: E-papers

1530723671-patrcia-cerqueira-reis-1485_1

A Marca da Cidade: Reflexões e Proposições para Construção e Gestão de Marcas de Cidades: O Caso do Rio de Janeiro

Patrícia Reis

 

Resumo: Reflexões sobre o passado e o presente seguidas de proposições para o futuro do Rio de Janeiro fazem parte da rotina de todo carioca, da gema ou de coração, em especial daqueles que se dedicam à arte incontrolável de defender essa maravilhosa cidade. Com este livro, a carioca Patrícia Reis nos revela muito mais que a diferença de conceitos e referências que formam a identidade de uma marca de destino, propondo-nos um modelo de construção e gestão que vai muito além do design.  Nessa perspectiva, a marca torna-se um elemento articulador das relações que se estabelecem entre as pessoas e o lugar, sonho de consumo de todo profissional envolvido com a alma da cidade.

 

Número de páginas: 359

ISBN: 978-85-473-1053-0

Edição: Físico e digital

Ano: 2018

Editora: Appris

f020d8_bbe2e2ffda6345bea3c30ee28f7fbe6c~

Design de Interação

Eduardo Ariel de Souza Teixeira

 

Resumo: O livro remete ao projeto de Design da Informação e da Interação, com ênfase no elemento humano. Assim, referencia-se ao usuário. Ele é e pode ser tanto o receptor quanto o emissor, jamais passivo. Ademais, o indivíduo é que decide se a mensagem que obtém é realmente informação. O conteúdo é fruto de mais quinze anos trabalhando e pensando os desdobramentos do projeto interativo para a sociedade. Com isso, é possível ter o encontro teórico e prático do Design de Interação, da Comunicação Digital, da Arquitetura de Informação e da Ciência da Informação. Por meio desse debate reflexivo e de pesquisas interdisciplinares chega-se na compreensão deste fenômeno contemporâneo. Em síntese, só existiria informação por meio da interação, ainda mais quando se sabe que a instância entre receber e criar pode ser extremamente breve.

 

Número de páginas: 208

ISBN: 978-85-6603-166-9

Edição: Físico e Digital

Ano: 2014

Editora: 5W editora

f020d8_124c8128c12f42449be4fec8f47462d2~

Design Thinking - inovação em negócios

Beatriz Russo, Brenda Lucena, Isabel Adler,

Ysmar Vianna e Mauricio Vianna.

 

Resumo: O livro apresenta etapas, técnicas e ferramentas, ilustradas através de cases genuinamente brasileiros, para inspirar e auxiliar na empreitada rumo à inovação.

 

Número de páginas: 162

ISBN: 978-85-65424-00-4

Edição: Digital

Ano: 2011

Editora: MJV Pres

Contextos e Pesquisas

Contextos e Pesquisas é uma coleção de coletâneas e textos monográficos gerados a partir de reflexões e pesquisas oriundas de vários campos do conhecimento, tais como: Ciências Sociais, Comunicação, Design, Economia Criativa, Gestão, Marketing e Relações Internacionais. A coleção privilegia tanto trabalhos específicos de cada área, como trabalhos que dialoguem e transitem na interseção dessas e de outras áreas do saber.​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​

f020d8_e38a4e35262a4d7d8873c330e0268136~

Economia Criativa

Eduardo Ariel de Souza Teixeira  e Sílvia Borges (orgs.)

f020d8_54ec3486dc2945cfafbf42ec53d3b1cf~

Interfaces com o design de interação

Eduardo Ariel de Souza Teixeira (Org.)

Resumo: Material rico, plural e original sobre o design de interação e suas interfaces com outras áreas do conhecimento.

f020d8_008fd84457d54a3a94bfc7c1403ff5df~

Design - reflexões e experiências

Isabella Perrotta

e Eliana Formiga (orgs.)

      Ensaios sobre Economia Criativa

 

Ensaios sobre Economia Criativa é uma coleção que visa ampliar os limites do campo de estudo por meio de colaborações com diversos autores, sempre dentro de uma lógica transdisciplinar.

6dee8a_2fd40cd3423b4fd688c0abea083234df~

Marcas, memória e representação

Ana Erthal in Isabella Perrotta

e Lucia Santa Cruz (organizadoras)

bottom of page