Think Tanks

Espaço de pensamento e desenvolvimento para cidade

Como funcionam?

Think Tanks frequentemente atuam como uma ponte entre as comunidades acadêmica e de formulação de políticas, e entre Estados e sociedade civil, servindo ao interesse público como vozes independentes que traduzem a pesquisa aplicada e básica em uma linguagem compreensível, confiável e acessível para os formuladores de políticas e o público.

Por que eles existem?

Para a Universidade da Pensilvânia, uma referência mundial, Think Tanks são organizações de pesquisas sobre políticas públicas capazes de apresentar recomendações a atores políticos.

 

Eles preenchem lacunas de conhecimento para aprimorar as políticas públicas em áreas importantes para o bem-estar coletivo, como meio ambiente, imigração, pobreza, economia e saúde pública.

Fotografia: Ricardo Pimentel.

O conceito de Think Tank faz referência a uma instituição dedicada a produzir/difundir conhecimentos e estratégias sobre assuntos vitais – políticos, econômicos ou científicos – sobre os quais, nas suas instâncias habituais de elaboração (estados, associações de classe, empresas ou universidades), os cidadãos não encontram facilmente insumos para pensar a realidade de forma inovadora.

(MILLENIUM, 2009)

©2019 by cRio Think Tank da ESPM Rio. Criado e desenvolvido pelo HIBRIDA ESPM.