top of page

Acontece

  • rj6592

Criar e contar histórias com imagens e sons

*por Beatriz Aguiar



Vídeo: Pescador de ilusões, Adobe Stock.


"Quando você está escrevendo e quando se emociona com o que está escrevendo, 99% de chance de quem for assistir se emocionar também”, ensina o diretor e roteirista, Marton Olympio. Ele participou de um encontro online ao vivo com o professor e pesquisador do cRio ESPM, Rico Cavalcanti, no último dia oito de setembro. A live transmitida no Instagram (@crioespm) tratou das formas existentes de criar e contar histórias através de imagens e sons.

Com mais de 15 anos de experiência na produção de roteiros, Olympio abordou - entre outros assuntos - a questão da representatividade negra nas produções audiovisuais e a ausência de profissionais negros em posições de direção e roteiro.

A inserção destes profissionais nas posições chave da realização dos produtos audiovisuais, segundo afirmou, mais do que trazer sentimento de pertencimento para o público negro, impõem qualidade pela diversidade. Quem sai ganhando é a própria obra. Marton ressaltou que a representatividade, não só de raça e cor, como também de gênero, identificação sexual e minorias no geral, passa pela conquista de espaço no mercado de profissionais que tenham esses lugares de fala.


Imagem: Rio de Janeiro downtown and favela, Adobe Stock.

O roteirista falou ainda sobre a possibilidade de mudanças em certas narrativas, como por exemplo sobre o fetiche existente ao se retratar a periferia brasileira. Essas narrativas periféricas podem passar por outros universos. Podemos falar sobre o que a gente quiser. Não precisamos falar sobre tráfico, tiro e não precisamos ter um branco nos salvando o tempo todo”, finaliza. 



Marton Olympio também é o criador dos blogs “Filmes que passam em minha cabeça” e “Um sorriso todo dia”. O primeiro é um espaço para o exercício do conto e da poesia, que são coisas que ele também gosta de escrever. Já o segundo nasceu com o objetivo de dar visibilidade às pessoas e tocá-las de alguma forma.


*Beatriz Aguiar, graduanda do curso de jornalismo da ESPM e integrante da equipe de comunicação do cRio ESPM.


55 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page