top of page

Acontece

  • Foto do escritorcRio

O hábito de leitura é para todos!

Live do cRio discutiu acessibilidade e a importância do hábito da leitura no país

*Isabel Barcellos

Dados da pesquisa "Retratos da Leitura" realizada pelo Instituto Pró-Livro a partir de entrevistas feitas pelo IBOPE Inteligência, apontam que o Brasil tem aproximadamente 104,7 milhões de leitores no Brasil. Tendo em vista que, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a população brasileira tem cerca de 211,8 milhões de habitantes, a quantidade de leitores no país não pode ser considerada baixa.


“Se o brasileiro tiver acesso ao livro, ele gosta de ler. Por isso a importância da acessibilidade, de um ambiente de venda que não intimide”, analisa a coordenadora editorial da editora Sextante Taís Monteiro. Ela participou de um bate-papo ao vivo com professora da ESPM Rio, Vera Lopes, na segunda-feira, dia 28 de setembro. O encontro foi promovido pelo cRio.


Por sempre ter gostado de ler e também ter o costume de ouvir que isso não é comum no país, Taís conta que sempre se achou exceção. Contudo, sua experiência aponta que o que dificulta o hábito da leitura entre os brasileiros é o acesso aos livros.


A leitura, segundo afirma, é relevante na vida das pessoas pois gera conhecimento e, sobretudo, senso crítico, tornando o indivíduo cada vez mais capaz de debater sobre assuntos relevantes para a sua vida e de ter a sua própria opinião sobre eles. “Eu sou a pessoa que sou hoje por causa dos livros. Todos os interesses que eu tive até hoje estão ligados, de certa forma, ao hábito da leitura”, analisa.


Ela ressalta ainda que promover a leitura é empoderar os cidadãos. “Conhecimento é poder. Se você possibilita o acesso ao livro para as pessoas, é claro que você está difundindo o conhecimento e independência para elas”, completa.


Com o avanço da tecnologia, surgiram outras plataformas de leituras o que pode facilitar a vida de alguns brasileiros que se interessam em ler e claro, têm acesso a internet e aos livros digitais. Além do surgimento de audiolivros e livros digitais, também existem algumas páginas como o Z-Library que permitem baixar livros de forma gratuita. “Eu não quero outra coisa. Praticamente todos os livros que eu leio são no formato digital. É algo maravilhoso", exclama.


Quer aprofundar no debate? Acesse este bate-papo no IGTV, no nosso Instagram. E não deixe de seguir @crioespm.


* Matéria escrita por Isabel Barcellos, graduanda do curso de jornalismo da ESPM e integrante da equipe de comunicação do cRio ESPM.

9 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page