top of page

Acontece

  • cRio

Impactos da COVID-19 na Economia Criativa

Atualizado: 23 de jun. de 2020



Se você é profissional independente ou integra uma organização do campo cultural e criativo do Rio de Janeiro, cuja atuação foi diretamente impactada pela COVID-19, por favor participe da pesquisa “Impactos da COVID-19 na Economia Criativa”, realizada pelo Observatório da Economia Criativa da Bahia (OBEC-BA) em parceria com o cRio, o think tank da ESPM Rio, o Instituto Federal do Rio de Janeiro (IFRJ) e com apoio institucional da Secretaria de Estado da Cultura e da Economia Criativa."


Sabemos que a atual conjuntura apresenta muitas incertezas e que a situação é de crise. Todavia, um registro do momento atual (como uma fotografia) é importante para compreendermos as opções de ações possíveis e necessárias para o fortalecimento dos setores culturais e criativos no Rio de Janeiro. Deste modo, sua participação é fundamental para termos este diagnóstico e assim podermos contribuir com a formulação de políticas públicas e as tomadas de decisões de organizações públicas e privadas na definição de estratégias futuras.

Desde já, agradecemos a sua colaboração, respondendo ao questionário e compartilhando o link de acesso ao mesmo nas suas redes.


Questionário para ORGANIZAÇÕES artísticas, culturais e criativas, com ou sem fins lucrativos:


Questionário para PROFISSIONAL INDIVIDUAL atuante em um setor artístico, cultural e criativo:


O questionário é dividido em cinco seções:

  1. Identificação;

  2. Impacto Estimado da COVID-19;

  3. Estratégias de Enfrentamento;

  4. Relações com o Poder Público; e

  5. Dados para Contato (opcional).


O tempo médio de resposta é de quinze minutos.

Em caso de dúvidas, críticas, reclamações ou sugestões, entre em contato com a equipe do OBEC-BA através do e-mail: obecbahia@gmail.com, ou do cRio através do email: luciana.guilherme@espm.br.


Sobre o OBEC-BA

O Observatório da Economia Criativa da Bahia (OBEC-BA) é um grupo de pesquisa interinstitucional que reúne docentes e discentes da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB), da Universidade Federal da Bahia (UFBA), da Universidade do Estado da Bahia (UNEB), além de pesquisadores independentes e de outras instituições públicas, como a Secult, para a promoção de atividades de ensino, pesquisa e extensão no campo da economia criativa.


Os membros atuam em diversas áreas de conhecimento: artes, comunicação, economia, administração, estatística, gestão e produção cultural, entre outras. Sediado no Instituto de Humanidades, Artes e Ciências da Universidade Federal da Bahia (IHAC/UFBA), o OBEC-BA foi criado em 2014, através de um edital da Secretaria de Economia Criativa, do antigo Ministério da Cultura, como parte de uma rede de núcleos vinculados às universidades federais do Brasil que tinham o objetivo de produzir informações e conhecimento e gerar experiências e experimentações sobre a economia criativa local e estadual

Para saber mais sobre o observatório, a pesquisa e seus resultados parciais, clique aqui



Sobre o cRio ESPM

O cRio é um think tank sem fins lucrativos, composto por docentes e pesquisadores da ESPM apaixonados pelo Rio. Seu objetivo é promover debates e reflexões que estimulem a formulação e o desenvolvimento de políticas públicas e iniciativas que contribuam com o fortalecimento do desenvolvimento da Economia Criativa carioca, gerando oportunidades de trabalho e renda, de criação e desenvolvimento de novos negócios e empreendimentos, de ampliação da oferta de uma educação de qualidade, de modo articulado com parceiros acadêmicos e representantes de organizações públicas e privadas, com e sem fins lucrativos, junto à sociedade fluminense.


Cooperação OBEC-BA e cRio ESPM

A partir de maio de 2020, a equipe do cRio se une ao OBEC-BA para a realização da pesquisa “O Impacto da COVID-19 na Economia Criativa” no contexto fluminense, com o apoio institucional da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Rio de Janeiro.


Pesquisa


IMPACTOS DA COVID-19 NA ECONOMIA CRIATIVA


Cooperação Acadêmica


















Apoio Institucional





822 visualizações1 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page