Acontece

  • cRio

Ranking de experiência digital para marcas cariocas

Atualizado: Jun 4

Eduardo Ariel e Karine Karam*


Na primeira parte da pesquisa estão contempladas os seguintes objetivos, dentro da avaliação para formação do ranking: ​ 1) Entender quais são as marcas preferidas pelos cariocas nos principais segmentos da economia. 2) Entender como se dá a presença digital dessas marcas. 3) Entender a relação do carioca com as marcas nos meios digitais.

Resultados

A praia ainda é o principal ícone que representa o carioca: é a palavra mais citada e a atividade de lazer preferida. As marcas relacionadas com o tópico praia que são mais lembradas são:  Havaianas, biscoito Globo e Mate Leão. Sendo que a marca Havaianas é destaque em todas as idades, principalmente entre os mais jovens.  Apesar da praia ainda ser destaque como aspecto positivo, a violência aparece como contraponto e é a segunda palavra mais citada pelos cariocas. Na Baixada, Zona Norte e Zona Sul o aspecto negativo do Rio teve mais destaque do que o positivo (“violência” foi mais citada do que “praia”). Apesar dos cariocas  passarem muitas horas conectados (59% ficam entre 4 e 10 horas conectados por dia), o percentual de compras pela internet não acontece na mesma intensidade (36% diz comprar as vezes). A rede social mais usada é o facebook, mas o Instagram se destaca para fazer conexão com marcas. As categorias com maior maior participação digital são: supermercados, bares e cinemas. Já aquelas com maiores percentuais foram livraria, farmácia e ponto turístico.


Palavras e marcas preferidas


Quando falamos em Rio de Janeiro, qual a primeira palavra que vem à sua cabeça? 1. Praia 2. Violência 3. Cristo Redentor Na sua opinião, quais marcas de qualquer segmento melhor representam o Rio de Janeiro? 1. Havaianas 2. Biscoito Globo 3. Matte Leão Quais marcas têm os melhores sites na internet? 1. Americanas 2. Havaianas 3. Casas Bahia


Perfil dos entrevistados

Pesquisa quantitativa online com 396 respondentes moradores da cidade do Rio de Janeiro realizada entre os dias 13 e 16 de maio de 2019.


Para acessar todos os resultados da pesquisa clique aqui.


Fonte: https://www.interacao.espm.br/copia-pesquisas

*Professores-Pesquisadores da ESPM Rio.

19 visualizações

©2019 by cRio Think Tank da ESPM Rio. Criado e desenvolvido pelo HIBRIDA ESPM.