Publicações
Produtos editoriais e acadêmicos do cRio
Políticas periféricas para um design responsável
Beatriz Russo e Lilyam Berlim (Orgs)
​
Resumo: Ao organizarmos este livro, entendemos que a responsabilidade socioambiental é central às atividades objetivas e subjetivas do design.
Número de páginas: 128
ISBN: 978-65-5546-000-1
Edição: Físico e digital
Ano: 2020
​Editora: E-papers
Mirella De Menezes Migliari (Org.)
​
Resumo: Neste livro, pretende-se passear por diversos setores compreendidos pelo design, dos mais tradicionais, em que ainda se projetam produtos industrializados, aos mais recentes, a fim de enaltecer as pontes construídas pelo designer.
Número de páginas: 208
ISBN: 978-85-7650-606-5
Edição: Físico e digital
Ano: 2020
​Editora: E-papers
Bernadate Prado e Marco Beja (Org.)
Resumo: Este livro representa a coroação de um sonho, sonho de educadores que há muito almejavam um espaço em que se pudesse ajudar os estudantes a aperfeiçoar seus conhecimentos em língua portuguesa e desenvolver a criatividade.
​
Número de páginas: 72
ISBN: 978-65-5546-004-9
Edição: Físico e digital
Ano: 2020
​Editora: E-papers
E o samba, sambou? Retrospectiva do carnaval da última década
Ana Erthal, Eduardo Ariel de Souza Teixeira e Eliana de Lemos Formiga (Orgs)
​
Resumo: Este livro celebra essa parceria de pesquisa entre a ESPM e a Riotur apresentando os dados mais relevantes das pesquisas em seus respectivos anos e contando detalhes de narrativas nem sempre óbvias.
Número de páginas: 114
ISBN: 978-85-7650-590-7
Edição: Físico e digital
Ano: 2019
​Editora: E-papers
Patrícia Reis
Resumo: Reflexões sobre o passado e o presente seguidas de proposições para o futuro do Rio de Janeiro fazem parte da rotina de todo carioca, da gema ou de coração, em especial daqueles que se dedicam à arte incontrolável de defender essa maravilhosa cidade. Com este livro, a carioca Patrícia Reis nos revela muito mais que a diferença de conceitos e referências que formam a identidade de uma marca de destino, propondo-nos um modelo de construção e gestão que vai muito além do design. Nessa perspectiva, a marca torna-se um elemento articulador das relações que se estabelecem entre as pessoas e o lugar, sonho de consumo de todo profissional envolvido com a alma da cidade.
Número de páginas: 359
ISBN: 978-85-473-1053-0
Edição: Físico e digital
Ano: 2018
​Editora: Appris
Eduardo Ariel de Souza Teixeira
Resumo: O livro remete ao projeto de Design da Informação e da Interação, com ênfase no elemento humano. Assim, referencia-se ao usuário. Ele é e pode ser tanto o receptor quanto o emissor, jamais passivo. Ademais, o indivíduo é que decide se a mensagem que obtém é realmente informação. O conteúdo é fruto de mais quinze anos trabalhando e pensando os desdobramentos do projeto interativo para a sociedade. Com isso, é possível ter o encontro teórico e prático do Design de Interação, da Comunicação Digital, da Arquitetura de Informação e da Ciência da Informação. Por meio desse debate reflexivo e de pesquisas interdisciplinares chega-se na compreensão deste fenômeno contemporâneo. Em síntese, só existiria informação por meio da interação, ainda mais quando se sabe que a instância entre receber e criar pode ser extremamente breve.
Número de páginas: 208
ISBN: 978-85-6603-166-9
Edição: Físico e Digital
Ano: 2014
​Editora: 5W editora
Design Thinking - inovação em negócios
Beatriz Russo, Brenda Lucena, Isabel Adler,
Ysmar Vianna e Mauricio Vianna.
Resumo: O livro apresenta etapas, técnicas e ferramentas, ilustradas através de cases genuinamente brasileiros, para inspirar e auxiliar na empreitada rumo à inovação.
Número de páginas: 162
ISBN: 978-85-65424-00-4
Edição: Digital
Ano: 2011
​Editora: MJV Pres
Contextos e Pesquisas
Contextos e Pesquisas é uma coleção de coletâneas e textos monográficos gerados a partir de reflexões e pesquisas oriundas de vários campos do conhecimento, tais como: Ciências Sociais, Comunicação, Design, Economia Criativa, Gestão, Marketing e Relações Internacionais. A coleção privilegia tanto trabalhos específicos de cada área, como trabalhos que dialoguem e transitem na interseção dessas e de outras áreas do saber.​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​
Eduardo Ariel de Souza Teixeira e Sílvia Borges (orgs.)
Interfaces com o design de interação
Eduardo Ariel de Souza Teixeira (Org.)
​
Resumo: Material rico, plural e original sobre o design de interação e suas interfaces com outras áreas do conhecimento.
Ensaios sobre Economia Criativa
Ensaios sobre Economia Criativa é uma coleção que visa ampliar os limites do campo de estudo por meio de colaborações com diversos autores, sempre dentro de uma lógica transdisciplinar.​