top of page

Acontece

Crise, identidade de marca e o novo normal

  • Foto do escritor: cRio
    cRio
  • 24 de ago. de 2020
  • 3 min de leitura

Atualizado: 25 de out. de 2020

As marcas vão precisar mudar o modelo mental de gestão para aprender a lidar com o atual cenário de incertezas * Guilherme Costa e Koca Machado



ree


"Vamos imaginar um cenário instável: uma cama elástica com várias pessoas em cima e cada um fazendo um movimento. Ela é sensível a qualquer ação que qualquer um faça, portanto é imprevisível o que vai acontecer. Onde você apoia sua segurança? Você tem que estar apoiado em si mesmo, negociando o tempo todo com os movimentos que os outros estão fazendo. É o seu eixo que vai permitir você ficar estável em um ambiente instável".


A metáfora da cama elástica de Ricardo Guimarães, fundador e presidente da Thymus - uma consultoria que integra estratégia da marca e estratégia de negócios - não poderia ser mais precisa para o momento que as marcas atravessam. Como saber o que futuro reserva? Mesmo depois da descoberta de uma vacina para a Covid-19, haverá algo parecido com o que já vivemos?

Nos últimos meses a imprensa tem noticiado o fechamento de empresas antes consolidadas no mercado carioca. Restaurantes, por exemplo, têm sido enormemente impactados pela pandemia do coronavírus. Outros negócios estão se reinventando e descobrindo não apenas novas forças de operar, mas eventualmente ocupando novos nichos de mercado antes não explorados.


Guimarães, desde o início da emergência sanitária, tem produzido vídeos para seu canal do Youtube que são verdadeiros guias para as marcas lidarem com o "novo normal". Segundo afirma, "a dificuldade de conviver com o imprevisível vem do sucesso em um cenário previsível que fez com que as empresas fossem gerenciadas como máquinas que se repetiam, porque como o futuro era muito parecido com o passado, a segurança das pessoas estava apoiada na possibilidade de saber como seria o futuro".


As boas práticas somadas a um modelo de gestão de comando e controle assegurava aos gestores um cenário relativamente seguro, pois se garantia que o futuro iria repetir o passado. Os processos eram mecânicos e repetitivos, o que dava uma margem estreita para a inovação que, neste momento, é essencial para as marcas sobreviverem no mercado.


Novas habilidades ou formas de fazer a gestão são agora urgentes. "Quem consegue fazer uma adaptação rápida para se ajustar a um cenário imprevisto? Máquinas não conseguem. Tem que mudar o modelo mental da empresa enquanto máquina, para um modelo mental de sistema vivo, porque o sistema vivo tem a sensibilidade de captar informações do cenário, processar e se adaptar. A segurança não está mais apoiada na circunstância, mas na capacidade de se adaptar à circunstância", enfatiza Guimarães.


Somado a isto, o especialista ainda destaca a necessidade das marcas aprenderem a negociar a tensão entre cooperação e competição. Segundo afirma, a competição é própria do modelo de gestão pautado por esse raciocínio da máquina. Para as empresas que adotarem o modelo mental de sistema vivo, a sobrevivência está em saber cooperar.


"A cooperação não vem como virtude. Com esta história da pandemia, nós estamos aprendendo, como sociedade, que é preciso cuidar de mim e, ao mesmo tempo, cuidar do outro. Essas pessoas que não conseguem respeitar e colocar a máscara, é porque elas têm a competição como único paradigma. A cooperação, que é o que fará você se preocupar com o outro, é que virá como um imperativo de sobrevivência", analisa.


* Guilherme Costa é doutor em Psicologia, professor da ESPM Rio e pesquisador do cRio e do Laboratório de Pesquisa em Práticas Sustentáveis (Re_Lab).


* Koca Machado é mestre em gestão da economia criativa , professora da ESPM Rio, pesquisadora do cRio, pesquisadora do Lab3i da ESPM e sócia do executiva do Grupo Sal.


3 comentários


milanadorovskih50
28 de nov.

Entré a un casino en línea solo por entretenimiento, sin esperar demasiado, pero la experiencia me sorprendió. La tragamonedas que abrí me atrapó de inmediato con sus gráficos y dinámica. Apenas diez minutos después tuve una combinación inesperada que hizo subir mi saldo de forma notable. La emoción del momento fue inolvidable.


Siempre he sido escéptico con los bonos, pero esta vez el bono de bienvenida realmente funcionó para mí: giros adicionales, combinaciones seguidas y un resultado final que superó mis expectativas. En general, la experiencia fue positiva: plataforma rápida, interfaz clara y emociones intensas https://casinos-en-linea.mx/calificaciones/casinos-online-que-aceptan-tarjetas-de-credito-en-mexico

Curtir

marquinasergio931
06 de set.

Procurando um cassino no Brasil, encontrei https://jogodoaviator.com/. É fantástico! Oferece o jogo Aviator com uma interface clara. Os bônus de boas-vindas são generosos e os pagamentos rápidos. Pessoalmente, a segurança SSL e o suporte 24/7 me deram tranquilidade. No Brasil, є ideal para apostas seguras e emocionantes. Um cassino que prende desde o primeiro clique!

Curtir

wasima4819
03 de abr.

No site https://b777.com.br cada jogador encontrará algo interessante para si. Há slots com vários temas, desde slots clássicos até slots de vídeo modernos com jogabilidade emocionante e recursos de bônus. Os amantes da roleta também apreciarão as diversas variações deste jogo popular. Ela cuida da segurança de seus usuários oferecendo métodos confiáveis ​​de depósito e retirada de fundos.

Curtir
Captura_de_Tela_2019-07-03_%C3%A0s_18.13

©2023 by cRio Think Tank da ESPM Rio. Powered by PERFORMANCE

bottom of page